terça-feira, 26 de junho de 2012

Sugestão para conto: "João, Maria, a cozinheira e a pirâmide alimentar"


:

 Que tal um avental?
João e Maria...mas cadê a BRUXA???
 Ah! Que coisa antiga... que bruxa que nada...
Agora é cozinheira, 
 que não quer de saber de comer crianças,
agora ela vai ensinar  as crianças  comerem de maneira saudável.
 Sua casa não é  feita de doces, como em outros tempos...
Agora é uma grande Pirâmide Alimentar onde há lugar para todo tipo de alimento...
os carboidratos... os reguladores... as proteínas... e os energéticos é claro,
afinal quem recusa um bom brigadeiro.
Huummmm....

Essa história é uma delícia...



 Eu não tenho a história ,  copiei a idéia do avental  do blog da Drica  http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com,  


vou contar para  as crianças que  João e Maria não comiam  alimentação  saudável na merenda escolar , levaram de lanche bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante, balas...... e  a merendeira da Escola  conversou com eles e explicou sobre a piramide alimentar, a maneira correta para  um  crescimento saudável .


Vou contar    que para  uma alimentação saudável, devemos utilizar a pirâmide alimentar.
Nela os alimentos estão agrupados de acordo com o seu nutriente principal, em seis grupos. 


Pirâmide Alimentar - Idade: 2 a 6 anos

·         Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos.
·         Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos.
·         Grupo 3 = frutas.
·         Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas.
·         Grupo 5 = leite, iogurte e queijo.
·         Grupo 6 = açucares e gorduras.



Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos - a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para  ter a ingestão adequada de energia, é preciso que a alimentação diária seja composta de seis porções de alimentos desse grupo.
Exemplo:
Café da manhã: pão
Lanche: fubá
Almoço: arroz e batata
Lanche: biscoito
Jantar: macarrão

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos
Devemos  comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas, pastéis ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia .
Procure alternar o uso de legumes com vegetais folhosos. Por exemplo, um dia  abobrinha e, no outro, couve, ora cozidos, ora crus.

Grupo 3 = frutas 
É conveniente  comer três porções de frutas diferentes diariamente. Caso fruta in natura não sejam apreciadas, salada de frutas e sorvete caseiros são boas opções. Para estimular o consumo de frutas,  comer salada de frutas e colocar pequena porção de leite condensado, cremes ou sorvetes.

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas 
Devemos comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa ( feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo 
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

Vitaminas e Minerais
Além disso, temos as vitaminas e os minerais que são de extrema importância no complemento da alimentação. Veja abaixo as principais vitaminas e minerais, presentes nos alimentos e saiba qual o benefício que ela trás à saude:

·         Vitamina A = Essa vitamina participa intensamente do crescimento e, além disso, aumenta a resistência contra doenças infecciosas.
De 4 - 6 anos = 500 microgramas de vitamina A ao dia.
Encontra-se no: leite integral, cenoura, abóbora, espinafre, vegetais verdes escuros, manga ou mamão ou laranja ou abacaxi ou tangerina.
·         Vitamina C = É importante para regular o funcionamento do organismo, protegê-lo de doenças infecciosas e melhora absorção de ferro. Até os 10 anos de idade para se atingir as recomendações é necessário a ingestão de ½ copo de suco de laranja ou um copo de suco de goiaba ou seis morangos ou suco de acerola.
·         Cálcio = Importante para a formação dos ossos. Para se atingir as recomendações de cálcio até os 10 anos é necessário a ingestão de três copos de leite ou iogurte (750ml). Outra opção é tomar dois copos de leite ou iogurte e incluir duas fatias de queijo. 
·         Ferro = O ferro previne a anemia. Até os 10 anos,  precisamos de 10mg/dia de ferro: dois pedaços de carne e 3 colheres de sopa de leguminosas ( feijão, lentilha ou ervilha). E ainda vegetais folhosos verdes, como o espinafre ou outra opção é o fígado de qualquer animal. Os alimentos enriquecidos com ferro, como leite e cereais, podem ser boas opções. Para melhor absorção de ferro, consumir com as refeições alimentos ricos em vitamina C. 

Vou terminar a história contando que depois da conversa  que João e Maria tiveram  com a cozinheira,  perceberam que precisavam se alimentar corretamente  e prometeram mudar logo  sua alimentação para  uma alimentação  saudável.



(Vou usar o chapéu de cozinheira  e o avental da história "João, Maria e a cozinheira" quando contar a história).

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