domingo, 4 de agosto de 2013

Sugestão: cubo pedagógico


Cubo pedagógico

Encontrei este cubo no blog Reabilitando com Terapia Ocupacional .
O cubo  é um instrumento muito utilizado em Terapeuta Ocupacional. Trata-se de um cubo de tecido, onde cada face oferece um tipo de fecho diferente.  
Como fazer:
Primeiro traçar no feltro o desenho de seis quadrado: pode ser a medida de 20x20cm. Depois, é só recortar . No final, teremos seis quadrados de cores diferentes .
Para os botões,  marcar as posições dos botões  para cortar as casinhas . Depois, com faixas de feltro de outra cor, como o feltro não é um tecido tão forte, pode ser utilizada a cola artesanal para obter uma fixação mais efetiva antes de costurar. Após colar a faixa de feltro como uma aba, costurar por cima, com pontos simples, alinhavados , fica um acabamento bonito .
A parte dos zíperes é simples, após colar as bordinhas com a cola artesanal, é só alinhavar  e já está pronto .

Para a face que contém os fechos, utilizar as fitas, costurando-as para prender os dois lados de cada fecho , e depois costurando-as no quadrado de feltro . Para o fecho de cinto, pode já utilizar a fita com ilhós.

Para fazer o tênis,  recortar um pedaço de feltro no formato de uma palmilha, e desta palmilha, recortar as laterais do tênis e a parte que contorna o calcanhar . Utilizando outro pedaço de feltro da mesma cor, recortar a língua . Colar o ilhós nas laterais do tênis e furar o feltro que ficou por baixo . Utilizar uma agulha bem grossa, mas pode utilizar palitos de churrasco ou qualquer objeto pontudo. Costurar o tênis todo num feltro de outra cor  e recortar, colando tudo na face do cubo e passar o cadarço.

O velcro: costurar as tiras de velcro em duas faixas de feltro de cor diferente da face , e recortá-las num formato diferente, costurando-as na face como duas abas unidas pelo velcro .


Utilizando os colchetes,  costurar cada componente num lado da fita de cetim  e pregá-la à face. Na mesma face,  pregar um dos componentes do botão de pressão , e o outro na ponta da fita . Repetir o processo no outro lado da face .

Costurar uma face na outra. Utilizar o ponto caseado,  é bem simples.
Para facilitar, costurar primeiramente os quatro lados de uma face só , depois ir juntando com as faces adjacentes .

Para finalizar, antes de fechar as duas últimas faces, adicionar o máximo de fibra de enchimento que couber e fechar.
Prontinho! Um instrumento multifuncional para treinamento de vestuário.




Fiz um  cubo utilizando uma  caixa de papelão, retalhos de  tecidos e  de  fitas , pedaços de couro, também utilizei velcro, botões, fecho, fivela e outros. Não ficou liiiiindo mas ficou legal!!!

1 comentários:

 

Professora Geórgia Template by Ipietoon Cute Blog Design