quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sugestão: Hospital das palavras


 Hospital das palavras- interpelou o Francisco, um menino de oito anos, que gostava de passar os fins de tarde na companhia do avô. Uma viagem pelo mundo imaginário de um menino que, ao visitar o hospital das palavras, se depara com grandes descobertas. As palavras sofrerão pequenas cirurgias, umas com anestesia geral, outras com anestesia local. É nesta magia que o leitor descobrirá as alterações do acordo ortográfico. - Foi pena a bactéria não ir parar à sala de operações. Talvez os hospitais não estivessem sobrelotados... - comentava o Francisco, enquanto se despedia dos avós e regressava a casa.

O "Hospital das palavras" é um método fácil e prático de incentivar as crianças a escreverem corretamente.

 


 Ao corrigir os cadernos, atividades, etc, as palavras que estiverem escritas de maneira errada deverão ser circuladas ou riscadas , e em seguida corrigidas( levadas ao hospital para serem diagnosticadas ). Os alunos escreverão de maneira incorreta e depois de maneira correta.
Exemplo:
fiutrada -> filtrada

O jogo "Hospital das Palavras" consiste em utilizar a realidade do ambiente hospitalar para trabalhar com os alunos a correção ortográfica dos textos produzidos pelos mesmos. 
Assim, um erro simples pode ser resolvido no Pronto Atendimento, na hora da consulta. Um erro médio pode necessitar de internação e, se houver necessidade de tirar ou acrescentar do texto alguma letra ou palavra, ele vai para a Sala de Cirurgia.
No caso de textos em estado "grave" vão direto para a UTI Geral. A "doutora" é a professora de Língua Portuguesa e os pacientes são os alunos. 
Ao final, quando o texto for reestruturado, o mesmo recebe alta!




Copiei a sugestão da internet:

Hospital das palavras - ortografia com prazer

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Trabalhar ortografia de maneira eficaz sem cópias e brincando
Tipo: Jogos
Onde encontrar: - sissylima@portalpositivo.com.br
A criança não aprende somente através da repetição. Ela aprende também através dos jogos e brincadeiras. O Hospital das Palavras tem objetivo de trabalhar a ortografia de maneira que, através de uma simples brincadeira de médico, a criança aprenda a escrever a palavra e tirar dúvida de ortografia.
Em uma cartolina, escreve com letras grandes HOSPITAL DAS PALAVRAS. Em um lado maior da cartolina, escreva leitos, no lado menor, UTI.
Comece a aula explicando aos alunos que, assim como nós vamos ao médico quando estamos doentes, nossas palavras também irão ao hospital quando precisarem de medicacão. Explique como funcionará o hospital, os alunos serão os médicos e enfermeiros, a professora será a diretora do hospital. (Dependendo da turma pode-se escolher um aluno para representar o diretor).
A cada semana escolha uma atividade, producão de textos, por exemplo, e retire as palavras que possuem erros ortográficos para mandar para o hospital. O aluno deverá escrever as palavras as quais possuem erros corretamente e fixar na cartolina.
No decorrer da semana, os alunos deverão medicar as palavras doentes, através de leituras de cada palavra e atividades sugeridas pela porfessora qua trabalhaem com as palavras doentes. (cruzadinhas, caça palavras, ditado mudo, jogo da forca, etc). Para dar alta às palavras, é preciso que os alunos facam uma atividade na qual a professora avalie quantos acertaram e quantos erraram cada palavra.
Quando a maioria dos alunos acerta uma palavras ela tem alta do hospital, pois já está melhor de saúde. Quando muitos erram a mesma palavra então ela é encaminhada para a UTI.
Nessa atividade que dura por tempo indeterminado, os alunos aprendem ortografia brincando, sem ter que copiar 20 vezes cada palavra.

1 comentários:

 

Professora Geórgia Template by Ipietoon Cute Blog Design