quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES: JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO

Jogo Mata-mosca


Objetivo do jogo:
·        Acertar na mosca combinando figura e palavra  com a letra inicial.

Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
·        Diversas imagens  e palavras e suas respectivas letras iniciais.
·        Materiais diversos, como: cartolina, EVA  colorido, tesoura, cola, figuras e palavras , letras  do alfabeto ,  ventosas e mata-moscas de plástico.
·        No EVA,  recortar em formato de mosca e colar   letra  do alfabeto no centro da mosca ,  recortar a  cartolina  em formato de cartão  e colar a  imagem  e  a palavra . Colar um pedaço de contact  transparente na letra  ( colada no centro da mosca).
·        Colar no mata-moscas a ventosa , para que seja possível levantar  as moscas.

Regras do jogo:
·        O jogo pode  ser realizado em duplas ou mais.
·        Cada jogador, na sua vez, bate com o mata-moscas sobre a mosca que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão. 
·   Se levantar  a mosca com a  letra inicial que corresponde à imagem, por exemplo: a imagem era BOLA, a letra inicial é B; então o aluno  pode ficar com o cartão. Se não for   a letra inicial, a aluno  não ficará  com o cartão.
·         O aluno  pode ficar com o cartão se a mosca  de  letra inicial e a figura forem correspondentes.

Número de participantes:
·        Todas as crianças

O que está em jogo:
·        Associação da imagem e palavra  com a letra inicial da palavra.

Sugestão de idade:
·        A partir de 5 anos.

Planejamento o jogo:
·        Dispor as crianças em círculo  . Espalhar as  moscas  (com  letra inicial   para cima) no  centro  do círculo.  Mostar para o aluno  jogador um cartão com imagem e palavra. O aluno jogador , na sua vez, bate com  o mata-moscas sobre a mosca que  contém  a letra inicial da imagem e palavra do cartão.
·        Para o desenvolvimento do jogo, faz-se necessário planejar propostas de intervenção que tenham como intenção fazer a criança pensar sobre a relação entre a imagem e a letra inicial correspondente a ela. Nesse caso, questionar a criança perguntando:
     -Que letra é esta que você acabou de levantar? Você a reconhece?
     -Esta letra corresponde à imagem do cartão?
     -Ela faz parte do seu nome ou do nome de algum colega seu aqui da nossa 
      sala?
     -Entre outras.

Jogo Chinelo na aranha



Objetivo do jogo:
·        Acertar na aranha combinando figura e palavra  com a letra inicial.

Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
·        Diversas imagens  e palavras e suas respectivas letras iniciais.
·        Materiais diversos, como: cartolina, EVA  colorido, tesoura, cola, figuras e palavras , letras  do alfabeto e um   chinelo ( pode ser dois ou mais chinelos) .
·        No EVA,  recortar em formato de aranha e colar   letra  do alfabeto no centro da aranha ,  recortar a  cartolina  em formato de cartão  e colar a  imagem  e  a palavra . Colar um pedaço de contact  transparente na letra  ( colada no centro da aranha).

Regras do jogo:
·        O jogo pode  ser realizado em duplas ou mais.
·        Cada jogador, na sua vez, bate com o chinelo sobre a aranha que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão. 
·   Se levantar  a aranha com a  letra inicial que corresponde à imagem, por exemplo: a imagem era  TAPETE, a letra inicial é T; então o aluno  pode ficar com o cartão. Se não for   a letra inicial, a aluno  não ficará  com o cartão.
·         O aluno  pode ficar com o cartão se a aranha  de  letra inicial e a figura forem correspondentes.

Número de participantes:
·        Todas as crianças

O que está em jogo:
·        Associação da imagem e palavra  com a letra inicial da palavra.

Sugestão de idade:
·        A partir de 5 anos.

Planejamento o jogo:
·        Dispor as crianças em círculo  . Espalhar as  aranhas  (com  letra inicial   para cima) no  centro  do círculo.  Mostar para o aluno  jogador um cartão com imagem e palavra. O aluno jogador , na sua vez, bate com  o chinelo sobre a aranha que  contém  a letra inicial da imagem e palavra do cartão.
·        Para o desenvolvimento do jogo, faz-se necessário planejar propostas de intervenção que tenham como intenção fazer a criança pensar sobre a relação entre a imagem e a letra inicial correspondente a ela. Nesse caso, questionar a criança perguntando:
     -Que letra é esta que você acabou de bater? Você a reconhece?
     -Esta letra corresponde à imagem do cartão?
     -Ela faz parte do seu nome ou do nome de algum colega seu aqui da nossa 
      sala?
     -Entre outras.


 Jogo da trilha do alfabeto


O JOGO É COMPOSTO POR UMA TRILHA  E UM DADO  COLORIDO.

O OBJETIVO DO JOGO É CHEGAR AO FINAL DA TRILHA, PARA ISSO O JOGADOR LANÇARÁ O DADO E  IRÁ ANDAR O NÚMERO CORRESPONDENTE, SE PARAR EM UMA LETRA  TERÁ QUE  LER A LETRA  E A PALAVRA.
EX: JOGOU O DADO E CAIU O NÚMERO 6, O JOGADOR ANDA AS 6 CASAS E DEVE LER A LETRA INICIAL E A PALAVRA EM QUE PAROU, CASO NÃO SAIBA RETORNA AS 6 CASAS.

OBS: O JOGO PODE SE TORNAR MAIS DIFÍCIL DEPENDENDO DAS PALAVRAS QUE FOREM ATRIBUIDAS.


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