quinta-feira, 30 de março de 2017

Contos : O segredo dos ovos de Páscoa


O SEGREDO DOS OVOS DE PÁSCOA
 História: Sonia Robatto
Tem muita gente que nasce de um ovo, não tem?
 Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra... Tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos.
 Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu são sabia e fui perguntar à dona Galinha.
 - Ó dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo me diga uma coisa: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
- Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado! Maluquice dessas coelhinhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse pôr ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
 O galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
- Ó dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
- É claro que nascem corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...
Deixei dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
 - Ó dona Cobra, me diga, se possível for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
  E a cobra sibilou uma resposta muito apressada:
 - Cobrinhas, ora...
 Até que nasceu na minha cabeça a idéia de procurar a dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha. A casa de dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa.
Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha, e os coelhos repetiam o refrão. Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de dona Coelha e fui logo falando de minha dúvida:
 - Desculpe, dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa, e ninguém soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada. Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
 Dona Coelha sorriu:
- Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho da sua vida. O ovo de coruja, vira coruja. Ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa... É preciso tomar muito cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
Eu continuava sem entender nada, mas dona Coelha continuou explicando:
- O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce amizade, nasce carinho, nasce esperança, nasce felicidade... Dona Coelha e sua imensa família continuavam cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Páscoa.
E sabe o que aconteceu quando cheguei em casa? Não sabe? Peguei os meus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles. Nasceu a esperança de um futuro lindo para Beto, o desejo de uma vida cheia de paz para Lili... Pendurei os cartões nos ovos de Páscoa e me pareceu que cada ovo brilhava, cheio de vida!



0 comentários:

Postar um comentário

 

Professora Geórgia Template by Ipietoon Cute Blog Design