Esse é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos apenas movimentando a bandeja, que pode ser substituída por uma caixa de camisa.
É um material muito versátil, podendo ser utilizado por crianças de diversas faixas etárias (cuidado com o tamanho da bolinha utilizada). Para crianças menores ela pode identificar o número referente. Para crianças maiores ela pode usar no jogo duas bolinhas e somar ou multiplicar os números .
Esse jogo é importante para psicomotricidade da criança, desenvolve a coordenação motora, auxilia na atenção e nas estratégias para alcance de um objetivo.
Copiei a idéia do facebook.com/JogosDeSucataNaSalaDeAula. Otimas sugestões, visitem!!!
segunda-feira, 27 de maio de 2013
sábado, 25 de maio de 2013
Desfiar os alunos criando jogos e brinquedos mais atraentes
Esbarrou, acendeu! - o desafio é passar a argola de arame do bastão condutor por todo o percurso sem encostar no arame para que a lâmpada não acenda.
Bateria de sucatas - Além de estimular a criatividade, reaproveita materiais, evita o desperdício desenvolvendo a conscientização ambiental dos alunos.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Casinha para teatro feita com sucata
A casinha foi feita com sarrafos de madeira forrados com TNT e o telhado feito com um pedaço de caixa de papelão forrada com TNT. No acabamento foi decorada com EVA para fazer a grama e enfeitar o telhado com a abelha . Os fantoches de cachorros foram feitos com caixas de leite forradas com papel crepom e decoradas com papel de revistas . As gravatas foram feitas com TNT.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Sugestões de jogos para alfabetização
Sugestões copiadas do facebook.com/pages/Jogos-de-sucata-na-sala-de-aula
São maravilhosas as idéias e sugestões encontradas nesse facebook: Jogos de sucata na sala de aula.
Ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, argumenta e, sobretudo, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
Que tal alfabetizar brincando?
Cabo de vassoura, parafuso curvado, madeira de caixote, alfabeto móvel e um bonequinho de papel com os membros recortados e presos com fita adesiva é o necessário para confeccionar uma forca. Boa diversão e excelente alfabetização
Cabo de vassoura, parafuso curvado, madeira de caixote, alfabeto móvel e um bonequinho de papel com os membros recortados e presos com fita adesiva é o necessário para confeccionar uma forca. Boa diversão e excelente alfabetização
A tabuada é um tipo
especial de tabela, que no Ensino Fundamental I, está associada à memorização
de fatos aritméticos e, de todas as operações, em especial, dos fatos da
multiplicação.
Um dos fatores da criança não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira e pronto. Os professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.
Todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo para o aluno. E é normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um processo de decoração e não de entendimento.
Existem técnicas que ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Se o aluno entender todo o processo, a tabuada deixará de ser a vilã do ensino. A pressão também colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada.
O método mais fácil de fazer com que a criança goste da tabuada é fazer com que ela não decore, e sim aprenda. Ela precisa entender o que isso significa e porque é usado.
Os recursos concretos ilustram a explicação do professor e assim, facilitam a compreensão.
Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las de uma quantidade.
Na Educação Infantil, esse material pode ser utilizado com outras finalidades como: seleção, ordenação e identificação de cores ou quantidades. É possível também organizar uma sequência numérica, colocando em cada pote uma quantidade de tampinhas de forma crescente de 1 a 10, por exemplo.
Um dos fatores da criança não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira e pronto. Os professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.
Todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo para o aluno. E é normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um processo de decoração e não de entendimento.
Existem técnicas que ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Se o aluno entender todo o processo, a tabuada deixará de ser a vilã do ensino. A pressão também colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada.
O método mais fácil de fazer com que a criança goste da tabuada é fazer com que ela não decore, e sim aprenda. Ela precisa entender o que isso significa e porque é usado.
Os recursos concretos ilustram a explicação do professor e assim, facilitam a compreensão.
Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las de uma quantidade.
Na Educação Infantil, esse material pode ser utilizado com outras finalidades como: seleção, ordenação e identificação de cores ou quantidades. É possível também organizar uma sequência numérica, colocando em cada pote uma quantidade de tampinhas de forma crescente de 1 a 10, por exemplo.










