sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Conto A zebrinha preocupada

    
http://pt.slideshare.net/adriana.25/a-zebrinha-preocupada

JUSTIFICATIVA:
Este trabalho vem mostrar que o objetivo de educar se baseia em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados tais como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância: que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum. Neste trabalho busca-se desenvolver competência nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. Por tanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL:
O projeto “A Zebrinha Preocupada” tem como objetivo enriquecer a leitura/escrita durante o processo de alfabetização, bem como, melhorar a socialização valorizando as diferenças físicas e pessoais, estimulando o crescimento do aluno, regatando valores e o fortalecimento da auto-estima e a inclusão.


LEITURA DO LIVRO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO  -A ZEBRINHA PREOCUPADA 



ERA UMA VEZ UMA ZEBRINHA LISTRADA QUE VIVIA MUITO PREOCUPADA EM UMA SAVANA.
COMO TODAS AS OUTRAS ZEBRAS QUE VIVIAM POR LÁ, ESTA ZEBRINHA TAMBÉM TINHA LISTRAS PRETAS E LISTRAS BRANCAS QUE PARECIAM UM BELO PIJAMA.
SE NÃO FOSSE POR UM PEQUENO DETALHE, A ZEBRINHA NÃO TERIA NEM UM PROBLEMA: SUAS LISTRAS ERAM DEITADAS.
A ZEBRINHA FICAVA MUITO CHATEADA.
POR ONDE PASSAVA TODO MUNDO COMENTAVA:
- LÁ VAI ELA, A ZEBRA DE LISTRAS DEITADAS!
A ZEBRINHA FICAVA TÃO TRISTE QUE CHORAVA.
ATÉ QUE UM DIA A ZEBRINHA, NO MEIO DE UM PASSEIO CONHECEU UMA GIRAFA MUITO ESTRANHA.
COMO TODAS AS OUTRAS GIRAFAS QUE VIVIAM POR LÁ, ESTA TAMBÉM ERA AMARELA COM PINTAS MARRONS.
SE NÃO FOSSE UM PEQUENO DETALHE, A GIRAFA NÃO SERIA ESTRANHA: SUAS PINTAS ERAM QUADRADAS.
CONVERSA VAI, CONVERSA VEM, E A ZEBRINHA DISSE PARA A AMIGA NOVA O QUE A INCOMODAVA:
- SÃO TODAS ESTAS LISTRAS DEITADAS!!!
- TREMENDA BESTEIRA! TREMENDA BOBAGEM! – RESPONDEU A GIRAFA. – EU GOSTO MUITO DE SER QUADRICULADA!
- ORA BOLAS! QUER SABER DE UMA COISA? CANSEI DE ANDAR ESTRESSADA. É ISSO MESMO, GRANDE AMIGA GIRAFA! EM PÉ OU DEITADA, A POSIÇÃO DA LISTRA NÃO É O QUE REALMENTE INTERESSA!
- ENTÃO, ZEBRINHA, VAMOS ACABAR LOGO COM ESTA HISTÓRIA E VAMOS BRINCAR DEPRESSA! E ASSIM A ZEBRINHA NUNCA MAIS VIVEU PREOCUPADA!
ERA UMA VEZ UMA ZEBRINHA LISTRADA QUE VIVIA MUITO PREOCUPADA EM UMA SAVANA.
COMO TODAS AS OUTRAS ZEBRAS QUE VIVIAM POR LÁ, ESTA ZEBRINHA TAMBÉM TINHA LISTRAS PRETAS E LISTRAS BRANCAS QUE PARECIAM UM BELO PIJAMA.
SE NÃO FOSSE POR UM PEQUENO DETALHE, A ZEBRINHA NÃO TERIA NEM UM PROBLEMA: SUAS LISTRAS ERAM DEITADAS.
A ZEBRINHA FICAVA MUITO CHATEADA.
POR ONDE PASSAVA TODO MUNDO COMENTAVA:
- LÁ VAI ELA, A ZEBRA DE LISTRAS DEITADAS!
A ZEBRINHA FICAVA TÃO TRISTE QUE CHORAVA.
ATÉ QUE UM DIA A ZEBRINHA, NO MEIO DE UM PASSEIO CONHECEU UMA GIRAFA MUITO ESTRANHA.
COMO TODAS AS OUTRAS GIRAFAS QUE VIVIAM POR LÁ, ESTA TAMBÉM ERA AMARELA COM PINTAS MARRONS.
SE NÃO FOSSE UM PEQUENO DETALHE, A GIRAFA NÃO SERIA ESTRANHA: SUAS PINTAS ERAM QUADRADAS.
CONVERSA VAI, CONVERSA VEM, E A ZEBRINHA DISSE PARA A AMIGA NOVA O QUE A INCOMODAVA:
- SÃO TODAS ESTAS LISTRAS DEITADAS!!!
- TREMENDA BESTEIRA! TREMENDA BOBAGEM! – RESPONDEU A GIRAFA. – EU GOSTO MUITO DE SER QUADRICULADA!
- ORA BOLAS! QUER SABER DE UMA COISA? CANSEI DE ANDAR ESTRESSADA. É ISSO MESMO, GRANDE AMIGA GIRAFA! EM PÉ OU DEITADA, A POSIÇÃO DA LISTRA NÃO É O QUE REALMENTE INTERESSA!
- ENTÃO, ZEBRINHA, VAMOS ACABAR LOGO COM ESTA HISTÓRIA E VAMOS BRINCAR DEPRESSA! E ASSIM A ZEBRINHA NUNCA MAIS VIVEU PREOCUPADA!


 Oralidade:
Após a leitura do texto a compreensão oral através de questionamentos tais como:

• Onde vivia a zebrinha listrada?
• A zebrinha vivia preocupada? Com o quê?
• Como eram suas listrinhas?
• Eram iguais às outras zebras?
• E nós, somos todos iguais? Em que somos diferentes?
• Como a zebrinha ficava quando os outros falavam dela?
• Você acha certo sair falando da aparência das pessoas? Por quê?
• Como a zebrinha conheceu a girafa?
• Onde as duas viviam?
• Em que a girafa se parecia com as outras girafas? E que elas se diferenciavam?
• A girafa e a zebrinha conversaram bastante. A que conclusão elas chegaram?
• A história teve um final legal? Por quê?
• Na história os personagens principais, embora sendo animais, realizam uma ação própria do ser humano. Que ação é essa?
• No final da história, é apresentado um ensinamento, uma lição que também pode ser chamada de moral. Que ensinamento é esse?
• Podemos dizer que a história da zebrinha é uma fábula? Por quê?
• As outras zebrinhas mesmo tendo suas listras no mesmo sentido, elas eram iguais umas das outras? Justifique.
• De que forma a girafa conseguiu ajudar a zebrinha?
• Em sua opinião, somente a aparência faz com que um ser seja diferente do outro?
• Se você fosse a zebrinha, como agiria se seus amigos ficassem rindo de você?
• Você já se sentiu diferente dos outros em algum momento? Explique.




Após ,  uma técnica “para que vou dar”  uma girafa de EVA com um pirulito. Um aluno pega um pirulito e escolhe um colega para dar, quem recebe dá um abraço, retira outro pirulito e dá a outro colega. Assim sucessivamente...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professora Geórgia Template by Ipietoon Cute Blog Design