Texto cumulativo: A casa que Pedro
fez.
A CASA QUE PEDRO
FEZ
Esta é a casa que Pedro fez.
Este é o baú cheio de brinquedos
que está na casa que Pedro fez.
Este é o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Esta é a vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Esta é a moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é Pedro, finalmente...
Pedro que criou o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
SUGESTÕES PARA APRESENTAR O TEXTO:
1-ENTREGAR FICHAS COM PARTES DO TEXTO
PARA OS ALUNOS, CADA UM LERÁ SUA PARTE E DEPOIS IRÃO COLOCÁ-LA EM ORDEM.
2-COLAR A CASA NO QUADRO E O BAÚ.
QUANDO COLOCAR O RATO, TIRAR O BAÚ E ASSIM, SUCESSIVAMENTE.
ENTREGAR FICHAS COM AS GRAVURAS DOS
PERSONAGENS PARA QUE OS ALUNOS CONTEM A HISTÓRIA.
3-DADO COM OS PERSONAGENS:
PODE-SE JOGAR O DADO E CONFORME A
GRAVURA QUE SAIU A PESSOA IRÁ LER O TEXTO A PARTIR DE ONDE ESTE PERSONAGEM
APARECE.
4-CASA (CAIXA GRANDE) E OS PERSONGENS
ESTARIAM DENTRO DA CASA. CONFORME O TEXTO VAI SENDO CONTADO OS PERSONAGENS VÃO
SENDO TIRADOS DA CASA.
5-ENTREGAR UMA FOLHA COM OS
PERSONAGENS E UM BARBANTE. ELES IRÃO RECORTAR AS GRAVURAS E COLÁ-LAS NO
BARBANTE.
6-DOMINÓ DOS PERSONAGENS.
7-IR CONTANDO A HISTÓRIA E IR
COLOCANDO AS GRAVURAS DOS PERSONAGENS ESPETADAS NO ISOPOR.
8-CAIXA COM OS NOMES DOS PERSONAGENS
DENTRO:
ANTES DE SER LIDO O TEXTO, A
PROFESSORA PASSA A CAIXA E CADA UM PEGA UM PAPEL. CADA UM DESENHA SEU
PERSONAGEM. A PROFESSORA VAI CONTANDO A HISTÓRIA E CONFORME OS PERSONAGENS VÃO
APARECENDO O ALUNO LEVANTA E COLA O SEU NO QUADRO OU FLANELÓGRAFO.
9- DEPOIS QUE O TEXTO ESTIVER PRONTO,
OU SEJA, DEPOIS QUE OS PERSONAGENS ESTIVEREM TODOS COLADOS, OS ALUNOS PODERÃO
LÊ-LO DE TRÁS PARA FRENTE, SEM USAR O TEXTO, SOMENTE AS GRAVURAS.
10-ENTREGAR REVISTAS E JORNAIS PARA
QUE PROCUREM AS PERSONAGENS, COLEM NO CENÁRIO E CONTEM A HISTÓRIA. PODE-SE
DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS, DE ACORDO COM O NÚMERO DE ALUNOS.
11-PROCURAR OUTRAS GRAVURAS E PROPOR
QUE CRIEM OUTRA HISTÓRIA, NO MESMO FORMATO.
12-TROCAR O GÊNERO DOS PERSONAGENS:
GATO –
GATA
MOÇO – MOÇA
13-CADA UM LÊ UMA FRASE DO
TEXTO:
EX: 1º LÊ = ESTA É A CASA QUE PEDRO
FEZ.
2º LÊ = ESTE É O BAÚ
1º LÊ = QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO
FEZ.
14- TODOS LÊEM:
( COPIEI A IMAGEM DA INTERNET, VOU CONFECCIONAR UM PAINEL COMO ESSE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário