Sugestões copiadas do facebook.com/pages/Jogos-de-sucata-na-sala-de-aula
São maravilhosas as idéias e sugestões encontradas nesse facebook: Jogos de sucata na sala de aula.
Ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, argumenta e, sobretudo, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
Que tal alfabetizar brincando?
Cabo de vassoura, parafuso curvado, madeira de caixote, alfabeto móvel e um bonequinho de papel com os membros recortados e presos com fita adesiva é o necessário para confeccionar uma forca. Boa diversão e excelente alfabetização
Cabo de vassoura, parafuso curvado, madeira de caixote, alfabeto móvel e um bonequinho de papel com os membros recortados e presos com fita adesiva é o necessário para confeccionar uma forca. Boa diversão e excelente alfabetização
A tabuada é um tipo
especial de tabela, que no Ensino Fundamental I, está associada à memorização
de fatos aritméticos e, de todas as operações, em especial, dos fatos da
multiplicação.
Um dos fatores da criança não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira e pronto. Os professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.
Todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo para o aluno. E é normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um processo de decoração e não de entendimento.
Existem técnicas que ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Se o aluno entender todo o processo, a tabuada deixará de ser a vilã do ensino. A pressão também colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada.
O método mais fácil de fazer com que a criança goste da tabuada é fazer com que ela não decore, e sim aprenda. Ela precisa entender o que isso significa e porque é usado.
Os recursos concretos ilustram a explicação do professor e assim, facilitam a compreensão.
Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las de uma quantidade.
Na Educação Infantil, esse material pode ser utilizado com outras finalidades como: seleção, ordenação e identificação de cores ou quantidades. É possível também organizar uma sequência numérica, colocando em cada pote uma quantidade de tampinhas de forma crescente de 1 a 10, por exemplo.
Um dos fatores da criança não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira e pronto. Os professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.
Todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo para o aluno. E é normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um processo de decoração e não de entendimento.
Existem técnicas que ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Se o aluno entender todo o processo, a tabuada deixará de ser a vilã do ensino. A pressão também colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada.
O método mais fácil de fazer com que a criança goste da tabuada é fazer com que ela não decore, e sim aprenda. Ela precisa entender o que isso significa e porque é usado.
Os recursos concretos ilustram a explicação do professor e assim, facilitam a compreensão.
Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las de uma quantidade.
Na Educação Infantil, esse material pode ser utilizado com outras finalidades como: seleção, ordenação e identificação de cores ou quantidades. É possível também organizar uma sequência numérica, colocando em cada pote uma quantidade de tampinhas de forma crescente de 1 a 10, por exemplo.
Muito legal!!!
ResponderExcluirComo montar a tabuada concreta, quantas tampinhas e quantos potes??? Gostei muito dessa ideia!!! Bjos
ResponderExcluirACHEI INTERESSANTE FAZER ENTENDER E NÃO DECORAR
ResponderExcluirNa verdade a brincadeira e jogos são ferramentas fundamentais para nossas crianças....porém, eles facilitam e favorecem o ensino aprendizado...
ResponderExcluirAs bricandeiras...
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