Jogo Mata-mosca
Objetivo do jogo:
· Acertar na mosca combinando figura e palavra com a letra inicial.
Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
· Diversas imagens e palavras e suas respectivas letras iniciais.
· Materiais diversos, como: cartolina, EVA colorido, tesoura, cola, figuras e palavras , letras do alfabeto , ventosas e mata-moscas de plástico.
· No EVA, recortar em formato de mosca e colar letra do alfabeto no centro da mosca , recortar a cartolina em formato de cartão e colar a imagem e a palavra . Colar um pedaço de contact transparente na letra ( colada no centro da mosca).
· Colar no mata-moscas a ventosa , para que seja possível levantar as moscas.
Regras do jogo:
Regras do jogo:
· O jogo pode ser realizado em duplas ou mais.
· Cada jogador, na sua vez, bate com o mata-moscas sobre a mosca que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão.
· Se levantar a mosca com a letra inicial que corresponde à imagem, por exemplo: a imagem era BOLA, a letra inicial é B; então o aluno pode ficar com o cartão. Se não for a letra inicial, a aluno não ficará com o cartão.
· O aluno pode ficar com o cartão se a mosca de letra inicial e a figura forem correspondentes.
Número de participantes:
Número de participantes:
· Todas as crianças
O que está em jogo:
O que está em jogo:
· Associação da imagem e palavra com a letra inicial da palavra.
Sugestão de idade:
Sugestão de idade:
· A partir de 5 anos.
Planejamento o jogo:
Planejamento o jogo:
· Dispor as crianças em círculo . Espalhar as moscas (com letra inicial para cima) no centro do círculo. Mostar para o aluno jogador um cartão com imagem e palavra. O aluno jogador , na sua vez, bate com o mata-moscas sobre a mosca que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão..
· Para o desenvolvimento do jogo, faz-se necessário planejar propostas de intervenção que tenham como intenção fazer a criança pensar sobre a relação entre a imagem e a letra inicial correspondente a ela. Nesse caso, questionar a criança perguntando:
-Que letra é esta que você acabou de levantar? Você a reconhece?
-Esta letra corresponde à imagem do cartão?
-Ela faz parte do seu nome ou do nome de algum colega seu aqui da nossa
sala?
-Entre outras.
Jogo Chinelo na aranha
Objetivo do jogo:
· Acertar na aranha combinando figura e palavra com a letra inicial.
Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
Para confecção e realização do jogo você vai precisar de:
· Diversas imagens e palavras e suas respectivas letras iniciais.
· Materiais diversos, como: cartolina, EVA colorido, tesoura, cola, figuras e palavras , letras do alfabeto e um chinelo ( pode ser dois ou mais chinelos) .
· No EVA, recortar em formato de aranha e colar letra do alfabeto no centro da aranha , recortar a cartolina em formato de cartão e colar a imagem e a palavra . Colar um pedaço de contact transparente na letra ( colada no centro da aranha).
Regras do jogo:
Regras do jogo:
· O jogo pode ser realizado em duplas ou mais.
· Cada jogador, na sua vez, bate com o chinelo sobre a aranha que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão.
· Se levantar a aranha com a letra inicial que corresponde à imagem, por exemplo: a imagem era TAPETE, a letra inicial é T; então o aluno pode ficar com o cartão. Se não for a letra inicial, a aluno não ficará com o cartão.
· O aluno pode ficar com o cartão se a aranha de letra inicial e a figura forem correspondentes.
Número de participantes:
Número de participantes:
· Todas as crianças
O que está em jogo:
O que está em jogo:
· Associação da imagem e palavra com a letra inicial da palavra.
Sugestão de idade:
Sugestão de idade:
· A partir de 5 anos.
Planejamento o jogo:
Planejamento o jogo:
· Dispor as crianças em círculo . Espalhar as aranhas (com letra inicial para cima) no centro do círculo. Mostar para o aluno jogador um cartão com imagem e palavra. O aluno jogador , na sua vez, bate com o chinelo sobre a aranha que contém a letra inicial da imagem e palavra do cartão..
· Para o desenvolvimento do jogo, faz-se necessário planejar propostas de intervenção que tenham como intenção fazer a criança pensar sobre a relação entre a imagem e a letra inicial correspondente a ela. Nesse caso, questionar a criança perguntando:
-Que letra é esta que você acabou de bater? Você a reconhece?
-Esta letra corresponde à imagem do cartão?
-Ela faz parte do seu nome ou do nome de algum colega seu aqui da nossa
sala?
-Entre outras.
Jogo da trilha do alfabeto
O JOGO É COMPOSTO POR UMA TRILHA E UM DADO COLORIDO.
O OBJETIVO DO JOGO É CHEGAR AO
FINAL DA TRILHA, PARA ISSO O JOGADOR LANÇARÁ O DADO E IRÁ ANDAR O NÚMERO
CORRESPONDENTE, SE PARAR EM UMA LETRA TERÁ QUE LER A LETRA E
A PALAVRA.
EX: JOGOU O DADO E CAIU O NÚMERO
6, O JOGADOR ANDA AS 6 CASAS E DEVE LER A LETRA INICIAL E A PALAVRA EM QUE
PAROU, CASO NÃO SAIBA RETORNA AS 6 CASAS.
OBS: O JOGO PODE SE TORNAR MAIS DIFÍCIL DEPENDENDO DAS PALAVRAS QUE FOREM ATRIBUIDAS.
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