Mutismo Seletivo
A criança que não fala com os outros... só em casa.
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Crianças
muito quietas, que na escola falam pouco com os colegas e têm dificuldade para
responder às perguntas do professor, costumam ser classificadas de tímidas. As
crianças com esse perfil podem, na verdade, sofrer de um distúrbio de fundo
emocional: omutismo seletivo. Em casa essas crianças conversam
normalmente com os pais e brincam com os irmãos, entretanto, quando um adulto
de fora do círculo familiar ou outra criança estranha lhes dirige a palavra,
elas permanecem mudas.
As
complicações e dificuldades geradas pelo mutismo seletivo são
muitas. Às vezes essas crianças não conseguem nem pedir para ir ao banheiro na
escola. Segundo divulgado pela revista Veja (edição de 10 de maio
de 2006), até há pouco tempo pensava-se que esse distúrbio
atingia uma em cada 1 000 crianças, mas recentemente, um estudo desenvolvido
pela American Academy of Child and Adolescent Psychiatry mostrou
que essa proporção é de sete para 1 000, o que torna o mutismo seletivo duas
vezes mais freqüente do que o autismo.
No
Brasil são raros estudos sobre mutismo seletivo, assim como
profissionais especializados para o diagnostico precoce e tratamento deste
transtorno. Trata-se de uma situação caracterizada pela recusa da criança em
falar em determinados locais, principalmente locais públicos ou diante de
pessoas que não seja de sua intimidade, como por exemplo, na escola, na
presença de pessoas estranhas, no ambiente social.
Por
definição, o mutismo seletivo é um transtorno, encontrado em
crianças e caracterizado por uma contínua recusa em falar em algumas situações
sociais maiores. Os primeiros relatos datam do século IX, porém existem poucas
pesquisas sobre seu tratamento e etiologia. O quadro foi descrito em 1877 por Kussmaul como
uma afasia voluntária em pessoas que não falavam em algumas situações, mesmo
não tendo nenhum problema na comunicação oral.
Em
1934, Tramer usou o termo mutismo eletivo para crianças que
somente se comunicavam em determinadas situações e com pessoas específicas, mas
não falavam na maior parte das situações sociais. Com o passar do tempo, e com
uma maior compreensão do quadro, o mutismo seletivo foi reconhecido como uma
desordem da infância.
Os
primeiros sintomas de mutismo seletivo são geralmente percebidos entre um a
três anos de idade e incluem timidez, relutância para falar em algumas
situações e um das pessoas estranhas. Esses sintomas ficam óbvios quando a
criança é convocada a responder e/ou interagir em situações sociais, inclusive
o pré-escolar, na escola elementar e nos ambientes sociais.
Epidemiologia
A
prevalência encontrada é de 0,3 a 0,8 em 1.000 crianças. É mais prevalente em
meninas. Pela baixa prevalência pode ser encontrado em menos de 1% da população
psiquiátrica. Já o mutismo transitório, que acontece quando a criança entra na
escola atinge 7 em cada mil crianças.
Etiologia
Atualmente
existem muitas críticas quanto ao uso do termo “mutismo seletivo”, pois
passa a falsa idéia que a criança escolhe propositalmente não falar, enquanto,
na verdade, não se sente segura para se comunicar em determinados espaços e
situações.
O mutismo
seletivo tem causa obscura e, até o momento, parece ter origem
multifatorial. Acredita-se que a influência dos fatores ambientais e situações
interpessoais sejam de grande peso para o desenvolvimento do mutismo seletivo.
Ele pode ser deflagrado por uma experiência negativa pela qual a criança passou
- uma violência física ou verbal, ou uma grande decepção.
A
genética também tem um peso importante: estatísticas mostram que muitas
crianças afetadas pelo transtorno têm um parente próximo com histórico de
transtornos emocionais e a patologia é mais encontrada nos filhos de pais
tímidos ou distantes.
A
influência do comportamento dos pais nos relacionamentos com outras pessoas,
bem como suas alterações de humor podem dar à criança impressões problemáticas
sobre o relacionamento humano, gerando certa ansiedade fóbica social. A própria
personalidade da criança pode favorecer aparecimento do transtorno.
Em
alguns casos o mutismo seletivo ocorre após algum trauma, como
morte, início escolar, seqüestro, violência. Todos de alguma maneira
relacionados à separação do cuidador da criança, sendo considerado um tipo de
transtorno fóbico.
É
importante lembrar que as crianças com mutismo seletivo após imigração para
país com outra língua não pode recebe esse diagnóstico, já que o fato pode
ocorrer em resposta ao isolamento social que a língua estrangeira proporciona e
mesmo, principalmente, pelo choque cultural.
O DSM-IV define o mutismo
seletivo levando em consideração os seguintes itens
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A. Não
falar em situações sociais específicas (onde há expectativa para que fale,
ex. escola), apesar de falar em outras situações
B. Interfere no desempenho escolar ou ocupacional ou na comunicação social C. Duração mínima de 1 mês (não limitado ao 1º mês de escola) D. O fato de não falar não é devido à falta de conhecimento ou o se sentir à vontade com a língua falada na situação social (ex. criança que mora em um país e se muda para outro com cultura totalmente diferente) E. Não é devido a um Transtorno de comunicação (ex. gagueira) e não ocorre durante uma psicose |
Aspectos clínicos e diagnósticos
As
crianças com mutismo seletivo ivo são capazes de compreender,
falar e produzir linguagem em ambientes limitados, ou seja, em casa pode se
comunicar normalmente como também falar ao telefone com colegas. Esses fatores
fazem parte da manifestação mais comum do quadro: não falar na escola e com
adultos fora de casa. De qualquer maneira essas crianças estão interessadas em
se comunicar, seja com gestos, olhares ou sinais, ao contrário de boa parte das
crianças com diagnóstico de autismo.
Alguns
comportamentos podem estar associados ao mutismo seletivo, como por
exemplo, dificuldade de olhar olho no olho, expressão facial pouco expressiva,
certa imobilidade psicomotora fora do ambiente familiar. Entretanto, o paciente
mutista seletivo pode remexer-se nervoso quando em situações sociais mais
ansiosas. Alguns pacientes podem retrair-se quando algum adulto tenta se
aproximar, ou quando fisicamente tocados podem exibir formas diferentes de
linguagem corporal.
Outras
características comportamentais podem estar associadas ao mutismo
seletivo: timidez excessiva, dependência dos pais, acessos de birra,
agressividade, isolamento social, tristeza, excessiva rigidez e perfeccionismo,
além da evitação do contato olho no olho já comentado.
As
características comportamentais do núcleo familiar mais observadas em casos de
mutismo seletivo seriam comportamento de super proteção familiar, conflitos
psicológicos não resolvidos, traumas anteriores envolvendo perda por mortes,
separação, etc, pouco envolvimento paterno, excessiva dependência dos pais pelo
fato de não falar. Entretanto, tais características resultam de poucas
pesquisas realizadas e não devem ainda serem tidas como condições absolutas.
Alguns pontos que devem ser entendidos em relação
ao mutismo seletivo:
• Estas crianças entendem o idioma falado e
têm a habilidade para falar normalmente,
• Em casos típicos, eles falam com os pais e selecionam outras pessoas com as quais irão manter contato verbal,
• Às vezes, eles não falam com certos indivíduos do circulo familiar,
• A maioria não pode falar na escola, e em outras situações longe do convívio familiar,
• A maioria aprende, sem maiores problemas, aquilo que é adequado para sua idade escolar,
• Muitos participam de atividades não verbais, especialmente em locais onde tem dificuldade em verbalizar,
• O comportamento retraído não é geralmente óbvio até que a criança comece freqüentar a escola,
• Estas crianças podem responder, ou fazer suas necessidades conhecidas, acenando com a cabeça, apontando, ou permanecendo imóveis até que alguém "adivinhe" o que eles querem,
• A maioria destas crianças expressa um grande desejo para falar em todas as situações, mas é incapaz devido à ansiedade, medo, timidez e embaraço,
• Às vezes, a criança é vista como tímida e é suposto que a timidez é temporária e será superada.
• Em casos típicos, eles falam com os pais e selecionam outras pessoas com as quais irão manter contato verbal,
• Às vezes, eles não falam com certos indivíduos do circulo familiar,
• A maioria não pode falar na escola, e em outras situações longe do convívio familiar,
• A maioria aprende, sem maiores problemas, aquilo que é adequado para sua idade escolar,
• Muitos participam de atividades não verbais, especialmente em locais onde tem dificuldade em verbalizar,
• O comportamento retraído não é geralmente óbvio até que a criança comece freqüentar a escola,
• Estas crianças podem responder, ou fazer suas necessidades conhecidas, acenando com a cabeça, apontando, ou permanecendo imóveis até que alguém "adivinhe" o que eles querem,
• A maioria destas crianças expressa um grande desejo para falar em todas as situações, mas é incapaz devido à ansiedade, medo, timidez e embaraço,
• Às vezes, a criança é vista como tímida e é suposto que a timidez é temporária e será superada.
Diagnóstico diferencial
Nenhuma
dessas condições apresenta o padrão característico do mutismo seletivo :
-Retardo
Mental
-Transtornos
invasivos do desenvolvimento (ex. Autismo, Síndrome de Asperger)
-Transtornos
de expressão da linguagem
-Fobia
social
-Depressão
-Transtorno
de ajustamento
-Condições
orgânicas (drogas, transtornos neurológicos)
Curso e prognóstico
O
início ocorre entre 3 e 8 anos e pode ser insidioso ou abrupto após um trauma.
A duração é variável podendo se arrastar por meses ou anos. O pior prognóstico
é visto em pacientes com início tardio.
Em
geral o mutismo seletivo não está associado com a dificuldade
de aprendizagem, conseqüentemente, programas da instrução especial devem ser
considerados cautelosamente. Por outro lado, no país não há nenhum programa de
instrução especial nas escolas públicas disponíveis para estas crianças. Quando
indicados, programas individuais precisariam ser projetados individualmente.
A
maioria dos programas pode ser implementada dentro dos ambientes de educação
regular. Outros podem requerer a coordenação entre a instrução regular e
especial, ou a equipe de funcionários da escola, dependendo do nível de
habilidade e dos recursos disponíveis dentro do distrito da escola.
Os
profissionais pedagógicos e professores necessitam modificar suas estratégias
típicas da avaliação ao trabalhar com estas crianças. Pelo fato delas não podem
verbalizar, as avaliações não refletirão os verdadeiros níveis do QI, ou do
potencial intelectual. Para que essas crianças não sejam colocadas em níveis
educacionais impróprios, os avaliadores necessitam ser cautelosos.
Tratamento
Não
existem muitas referências e orientações para o tratamento do mutismo seletivo.
Talvez pelo fato da criança com mutismo seletivo não perturbar ninguém e passar
por quietinha, ao contrário da criança hiperativa, cujo comportamento agitado
chama a atenção de todo mundo, seu tratamento tem sido protelado e sua
importância tem sido minimizada.
As
modificações comportamentais são as medidas mais promissoras. A psicoterapia e
terapia da fala também são importantes, já a psicofarmacologia é bastante
restrita nesses casos, muitas vezes atuando somente em outros estados
emocionais associados, sejam como comorbidade, sejam conseqüências da
discriminação, da auto-estima, etc.
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