facebook.com/Sindrome.de.Asperger.Autismo.Infantil - sugestões para criar jogos e atividades
AUTISMO X SÍNDROME DE ASPERGER
Autismo é uma
síndrome definida por alterações presentes desde idades muito tenras,
tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por
desvios qualitativos na comunicação, na integração social e no uso da
imaginação, sendo descrito pela 1° vez em 1943 pelo Dr. Leo Kanner, em seu
artigo escrito originalmente escrito em inglês: Distúrbios Austísticos do
Contato Afetivo.
Estes três desvios, que ao aparecerem juntos
caracterizam o autismo, foram chamados de “Tríade”, sendo responsável por um
padrão de comportamento restrito e repetitivo, mas com condições de
inteligência que podem variar o retardo mental a níveis acima da média.
Vários
autores possuem teorias variadas a respeito da incidência do autismo. Segundo
informações encontradas no ASA, a incidência seria de 1:500, ou seja, dois casos de autismo para cada
1000 nascimentos. Porém, o que se realmente se sabe é que o autismo incide
igualmente em famílias de diferentes raças, credos ou classes sociais.
Com causas
desconhecidas, acredita-se que o autismo esteja em anormalidades em alguma
parte do cérebro ainda não definida de forma conclusiva e, provavelmente, é de
origem genética.
Já que as
causas não as totalmente conhecidas, é recomendado em termos de prevenção do
autismo os mesmos cuidados que toda gestante deve ter, como evitar ingestão de
produtos químicos, tais como remédios, álcool e fumo.
O autismo
pode se manifestar desde os primeiros dias de vida, mas é comum pais relatarem
que a criança passou por um período de normalidades anteriormente à
manifestação dos sintomas. É comum o aparecimento de movimentos estereotipados,
que podem ser repetitivos, a fixação do olhar nas mãos por longos períodos e
hábitos como o de se morder, morder as roupas ou puxar os próprios cabelos.
A definição
de autismo adotada pela AMA, para efeito de intervenção, é que o autismo é um distúrbio do comportamento
que consiste em um trio de dificuldades:
- Dificuldades de Comunicação:
caracterizada pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos
da comunicação verbal e não verbal, incluindo gestos, expressões faciais,
linguagem corporal, ritmo e etc.
- Dificuldade de
sociabilização: sendo o ponto marcante no autismo, é o mais fácil de gerar
falsas interpretações. O autista possui dificuldade de se relacionar com
outros, com incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções,
possuindo também dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas.
- Dificuldade no uso da
imaginação: é caracterizado por rigidez e inflexibilidade e se estende às
várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento infantil, podendo
ser exemplificado por comportamentos obsessivos e ritualísticos, falta de
aceitação das mudanças e dificuldades nos processos criativos.
Muitas vezes
confundida com o autismo, a Síndrome de Aspergerfoi descrita pela 1° vez por Hans Asperger em 1944 no artigo
“Psicopatologia Autistica na Infância”, mas foi incluída no Manual
Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais(DSM IV) apenas em 1994.
Asperger
acreditava que para estas crianças, educação e terapia era a mesma coisa e que
apesar de suas dificuldades, elas eram capazes de se adaptar desde que tivessem
acesso a um programa educacional apropriado.
Algumas das
características peculiares mais frequentemente apresentadas pelos portadores da
Síndrome de Asperger:
- Atraso na fala, mas o
portador desenvolve fluentemente a linguagem verbal antes dos cinco anos,
mas com ecolalia (repetição de palavras ou frases), linguagem pedante e
rebuscada, voz pouco emotiva e sem entonação.
- Interesses restritos,
escolhendo um assunto de interesse, podendo ser seu ÚNICO interesse por
muito tempo.
- Presença de habilidades
incomuns, como cálculos de calendário, memorização de grandes sequências
numéricas, e etc.
- Interpretação literal,
acompanhado pela incapacidade de interpretação de mentiras, metáforas,
ironias, frases com duplo sentido, etc.
- Dificuldades no uso do olhar
e expressões faciais.
- Pensamento concreto.
- Não possuem auto censura:
costumam falar tudo que pensam.
- Apego às rotinas e rituais,
com dificuldades de adaptação a mudanças e fixação em assuntos
específicos.
Da mesma
forma que o autismo, não existe exames clínicos que identifiquem a Síndrome de
Asperger, sendo o diagnóstico feito através da observação dos comportamentos.
Os critérios do diagnóstico oficial da Síndrome de Asperger estão enumerados noDSM-IV.
Muitos
pesquisadores acreditam que a Síndrome de Asperger seja a mesma coisa que o
autismo de alto funcionamento, isto é, com a inteligência preservada. Outros
acreditam que no autismo de auto funcionamento há atraso na aquisição da fala,
e na Síndrome de Asperger não.
Mesmo se
considerando que o tratamento é realizado com auxílio de programas individuais
em função da evolução de cada criança, devemos procurar o antes possível
desenvolver:
- A autonomia e a
independência;
- A comunicação não verbal;
- Os aspectos sociais como
imitação, aprender a esperar a vez e jogos em equipes;
- Que os professores recebam
assessoria e apoio necessários.
Quando se trata de educação, na maioria dos casos,
crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger podem frequentar a escola
regular, mesmo que em alguns casos, em classes
especiais.
É bem provável que existam casos não diagnosticados de criancas com Sindrome de Asperger frenquentanto escolas regulares que, devido a suas dificuldades peculiares, foram rotuladas como pedantes, sem limites e desorganizadas.
Por isso é muito importante que o professor, notar algo diferente em seu aluno, comunique o quanto antes à coordenação, para que os pais sejam comunicados e encaminhados a um profissional especializado. Por outro lado, é bastante comum que um professor desavisado, ao perceber um aluno portador da Síndrome de Asperger, e, devido às suas habilidades específicas, o rejeite.
Então, o professor deve ser instruido a observar este aluno em especial durante o periodo de tempo, enquanto colhe informações com pais e com os profissionais que o acompanham. Depois que se passa o periodo de observação, é recomendável que o professor tenha uma conversa com os alunos, com uma linguagem bastante compreensivel para a faixa etária dos alunos, falando sobre as dificuldades do aluno com Sindrome de Asperger, solicitanto a colaboração de todos.
Devido às dificuldades educacionais sofridas pelo portador da Sindrome de Asperger, é importante que o professor verifique com frequencia se o aluno está acompanhando o assunto dado em aula.
Além dessa ação, é necessário que o professor tome as seguintes providencias para com o aluno:
É bem provável que existam casos não diagnosticados de criancas com Sindrome de Asperger frenquentanto escolas regulares que, devido a suas dificuldades peculiares, foram rotuladas como pedantes, sem limites e desorganizadas.
Por isso é muito importante que o professor, notar algo diferente em seu aluno, comunique o quanto antes à coordenação, para que os pais sejam comunicados e encaminhados a um profissional especializado. Por outro lado, é bastante comum que um professor desavisado, ao perceber um aluno portador da Síndrome de Asperger, e, devido às suas habilidades específicas, o rejeite.
Então, o professor deve ser instruido a observar este aluno em especial durante o periodo de tempo, enquanto colhe informações com pais e com os profissionais que o acompanham. Depois que se passa o periodo de observação, é recomendável que o professor tenha uma conversa com os alunos, com uma linguagem bastante compreensivel para a faixa etária dos alunos, falando sobre as dificuldades do aluno com Sindrome de Asperger, solicitanto a colaboração de todos.
Devido às dificuldades educacionais sofridas pelo portador da Sindrome de Asperger, é importante que o professor verifique com frequencia se o aluno está acompanhando o assunto dado em aula.
Além dessa ação, é necessário que o professor tome as seguintes providencias para com o aluno:
- O aluno deve se sentar o mais próximo possível
do professor;
- O aluno deve ser requisitado como ajudante do
professor algumas vezes;
- O aluno deve aprender a usar agendas e
calendários, listas de tarefas e listas de verificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário