USO DE SUCATAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sugestões de jogos de sucatas que
desenvolvem as percepções:
• Caixa tátil;
• Bandinha de
sucata (pandeiro com lata de doce e tampinhas metálicas de garrafa ou madeira
com tampinhas, chocalhos com latas, bate-bate com metades de coco, triângulo
com pedaços de ferros, reco-reco etc.)
• Sacola de
surpresa;
• Caixas e caixas
diversas para encaixes;
• Encaixes em
silhuetas;
• Dominós;
• Identificação de
sons iguais feito com diversas latinhas do mesmo tamanho e colocando dentro de
cada duas, materiais que produzam sons variados, lacradas par se identificar o
som igual;
Esquema Corporal – Para o
conhecimento do meio em que vive e a consciência das possibilidades e os
limites de seu corpo, a criança necessita desenvolver o esquema corporal que é
básico para a distinção do que é seu corpo e do que é o outro e os objetos
ajudando-o no equilíbrio pessoal gerando respeito e cuidado com o seu corpo e o
dos outros.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam no
esquema corporal:
• Máscaras com
sacos de papel ou pratos de papelão;
• Desenho, recorte e pintura do corpo ou
partes do corpo em papelões ou plásticos;
• Boneco múmia
feito com arame e recoberto com tiras de tecido ou de jornal; • Bonecos de
roupas velhas cheias com jornal ou de papelão grosso articulado;
• Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de
figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos
que combinem atributos comuns (criança, loira, sorrindo);
• Fantoches – potes, garrafas, latas, caixas
longas, finas – para personagem;
• Máscaras com
sacos de papel ou pratos de papelão;
• Rostos, meio
corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou
pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira,
negra, sorrindo);
• Sobras de TNT, tecidos, papéis, sacos
diversos para confecção de fantasias características.
Estruturação Tempo-espacial – interligada ao
esquema corporal é básicos no processo de construção da escrita e da leitura e,
especialmente, do conhecimento matemático.
Sugestões de jogos de sucatas que
auxiliam a estruturação temporal e espacial:
• Relógios feitos
com pratos de isopor ou papelão;
• Dominós de horas
com papelões;
• Automóveis
construídos com caixas, rolos ou canudos e tampinhas (trabalhar as direções e
posições);
• Ampulheta construída
com partes superiores de garrafas plásticas transparentes unidas pelo gargalho;
• Seqüência de
desenhos simples colados em tampas plásticas redondas (antes, depois, ordem
crescente e decrescente, etc.);
• Construção de calendários com calendários
velhos;
• Batuque de
latinhas de vários tamanhos – seqüência de som.
O
desenvolvimento do Pensamento – Desafiar a busca de soluções ou de
outras alternativas estimulam o pensamento desenvolve a inteligência sendo uma
das tarefas mais importantes dos educadores.
Sugestões de jogos de sucatas que
auxiliam e desenvolvem o pensamento:
• Quebra cabeças
que podem ser confeccionados em papelões ou lâminas plásticas recortadas,
pequenas caixas que se unem, podendo ser de fósforos, de gelatina, de creme
dental, de uma ou mais faces:
• Jogo da memória
com tampas plásticas e figuras coladas;
• Jogo de associação com figuras coladas em
tampas plásticas;
• Caixas de
classificação com embalagens de yogurte, partes inferiores de garrafas, latas,
etc.; • Coleção de figuras de revistas coladas em papelão e plastificadas – as
possibilidades de exploração são inúmeras;
• Casinhas e móveis
construídos de caixas e sucatas diversas – classificar, agrupar, contar ou
inventar estórias;
• Adivinhe o que é?
Figuras de objetos, frutas ou animais escondidas em envelopes;
• Juntar canudinhos
de refrigerantes para formar, reproduzir ou criar formas diversas;
• Jogo da memória
com caixinhas iguais unidas formando gavetinhas;
• Blocos lógicos de
papelão para construir figuras;
• Colocar um objeto
dentro de uma caixa. Fazendo perguntas que só podem ser respondidas com sim ou
não, adivinhar o que é;
• Montando gibi e
inventando outra estória. Separar e plastificar folhas dos gibis para serem
agrupadas, seqüenciadas, etc;
• Juntar uma
quantidade de tampinhas diversas para contar, seqüenciar, construir, acertar o
cesto, brincar de escravos de Jó, etc. Ex.: Batatinha Quente
– Com os educandos sentados em círculo, distribuir tampinhas de várias cores
para uma parte do grupo. As tampinhas serão passadas para o colega da direita e
todos repetirão ao mesmo tempo: “Batatinha quente, quente, quente... (de 1 a 10
vezes) queimou...” Quando disser: queimou as tampinhas ficarão onde estiverem.
O professor terá preparado antecipadamente questões diversas com as cores das
tampinhas: ou sobre assuntos estudados, mesclados com atividades do tipo:
imitar animais, cantar, rodopiar, rolar, gritar... ou somente estas últimas
dependendo do nível da turma.
Habilidades Motoras – O
desenvolvimento psicomotor pleno, de uma criança, além do desempenho motor, da
lateralidade, da estruturação tempo-espacial são importantes para a formação da
criança como ser único e individual e irão necessariamente influenciar em sua
qualidade de vida. Vale mencionar a importância de se trabalhar a lateralidade
para que a criança tenha facilidade de seguir o sentido da escrita e
discriminar letras com formas que se alteram apenas um detalhe (ex.: p, b, d,
q).
Sugestões de jogos de sucatas que
estimulam as coordenações:
• Tecelagem com
tiras de papel grosso ou plástico;
• Contas ou placas
para enfiar;
• Alinhavo com
partes lisas de garrafas plásticas ou lâminas de raio x;
• Contornos de
figuras de jornais ou revistas;
• Simulação de
calçados com lâminas de raio x ou partes lisas de garrafas plásticas com
recorte, furos e cadarço para dar diferentes tipos de laços;
• Boliche ou jogo
de argolas feitos de latas, de garrafas plásticas (se forem transparentes podem
conter água colorida), de cones de lã ou linha industrial – as argolas podem
ser feitas com arame ou com os aros de tampas plásticas – pode-se colar números
ou letras;
• Letras e números
recortados em papelões ou lâminas plásticas para encaixe;
• Funis feitos com
a parte superior de garrafas plásticas para recolher bolas;
• Passa bolinha com
partes superiores de garrafas plásticas encaixadas uma sobre as outras;
• Encaixe de garrafinhas plásticas em
embalagens de filmes, de yogurte;
• Encaixe de
copinhos feitos com a parte inferior de garrafas plásticas de diversos
tamanhos;
• Bola de pano, de
meia;
• Modelagem de
massa. A massa para modelar pode ser feita com farinha de trigo, água, um pouco
de sal e óleo. Pode ser colorida com corante comestível, anilina, sucos em pó.
Para cada quilo de farinha coloque uma colher de sal e um de óleo. Vá colocando
água aos poucos, amassando até dar ponto de liga e soltar das mãos.
Alfabetização – A utilidade da
sucata nos jogos de alfabetização é imensa. A motivação é essencial na
construção da leitura e da escrita. Os jogos despertam o interesse e ajudam a discriminar
formas e sons.
Sugestões de jogos
de sucatas que estimulam a leitura e a escrita:
• Figuras coladas
em papelão, impermeabilizadas e cortadas;
• Abecedário em
papelão para encaixe seqüencial das letras, de palavras, etc;
• Bingo de letras;
• Baralhos de
letras ou sílabas;
• Dominó com
figuras e seus nomes, de letras maiúsculas e minúsculas, de letras manuscritas
e de imprensa, de sons;
• Figuras com nomes
cortadas para serem seqüenciadas;
Matemática – A utilidade da
sucata na construção do conhecimento matemático ajuda a torná-la divertida e
natural proporcionando experiências ricas, criativas e desafiantes.
Sugestões de jogos de sucatas que
estimulam a construção do conhecimento matemático:
• Dominó de números ou de tabuada com papelão;
• Caixa das dezenas com canetas usadas,
palitos ou canudinhos;
• Tabuada de dados;
• Ábaco com caixinhas;
• Baralho de operações.
Reflita: Toda a sucata, que for jogar no lixo, olhe para ela e tente encontrar uma
forma de reaproveitá-la, assim estará
estimulando sua criatividade, evitando a
degradação ambiental e ajudando a preservar a vida na terra. Faça uma pesquisa quanto ao tempo
que cada material leva para se decompor: Ø Vidro (é puro e
infinitamente reciclável) Ø Pneu Ø Metal Ø Plástico Ø Tecido Ø Papel
Nenhum comentário:
Postar um comentário