Essa atividade para crianças com autismo pode ajudar a
desenvolver a capacidade de acompanhar e compreender uma história e a
participar dela!
Animais, meios
de transporte, efeitos sonoros e onomatopeias.
Metas principais:
Acompanhar e compreender uma sequência narrativa.
Participação física.
Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Contar uma história para a criança utilizando a sequência narrativa de
um livro caseiro personalizado. Utilizar sua expressividade facial, corporal e
de voz em breves encenações para ajudar a criança a manter-se atenta
e motivada durante toda a história. Oferecer opções de cartões para que a
criança complete a história.
Solicitação (o papel da criança):
Escolher o cartão que completará cada trecho da história
do livro.
Preparação da atividade:
Confeccione um livro personalizado utilizando papel de tamanho A3
e deixe espaços em branco no texto para que cartões possam ser encaixados de
forma a completar a história. Confeccione de 2 a 4 cartões diferentes como
opções para cada espaço em branco. Os cartões podem conter apenas
fotos/desenhos, conter fotos/desenhos e palavras, ou apenas palavras,
dependendo do estágio de desenvolvimento das habilidades cognitivas de sua
criança. Plastifique tanto o livro como os cartões e cole um fita de
Velcro no verso dos cartões e nos trechos em branco do livro para que os
cartões possam ser encaixados desta forma. Abaixo um exemplo de história e de
cartões:
Era uma vez um…
- gato
- cavalo
- tigre
- sapo
Que morava em uma casa…
- vermelha
- amarela
- azul
- verde
Um dia, ele foi passear de…
- carro
- trem
- helicóptero
- caminhão
E ele chegou na….
- escola
- praia
- floresta
- piscina
Ali, ele encontrou seu amigo…
- pato
- leão
- macaco
- urso
E eles comeram juntos uma deliciosa e gigante…
- banana
- laranja
- melancia
- maçã
Estrutura da atividade:
Quando você começar a contar a história, mantenha todos os cartões em
uma prateleira e mostre à sua criança apenas os 2 a 4 cartões referentes à
primeira página. Seja o modelo para sua criança, escolha um dos cartões e
coloque você mesmo o cartão no espaço com velcro do livro, sem pedir nada à
criança. Guarde na prateleira os cartões daquela página que não foram
utilizados. Continue a história utilizando sua expressividade e animação,
encenando, oferecendo efeitos sonoros relativos aos meios de transporte e
onomatopeias para cada um dos animais. A cada espaço em branco, mostre os novos
cartões e estimule a criança (caso ela esteja altamente motivada) a ajudá-lo a
escolher um cartão e encaixá-lo no livro. Lembre-se que o momento em que
solicitamos algo da criança também faz parte da diversão. Traga leveza e
animação para este momento demonstrando sua empolgação em escolher os cartões e
montar a história. A criança não precisa escolher e colocar os cartões no
livro. Se ela conseguir manter-se atenta e acompanhar toda a história, isso já
é fantástico para uma criança que ainda não adquiriu a habilidade de seguir
sequências narrativas orais ou escritas. E se ela participar escolhendo e
colocando os cartões no livro, lembre-se de celebrar muito suas participações!
Variações:
Se a sua criança gosta de música, você pode fazer uma história cantada.
Com uma melodia conhecida, você pode confeccionar o livro escrevendo a letra
original ou uma letra modificada para montar a sua história e também
deixar espaços em branco para a criança completar com os cartões.
Observações:
Algumas crianças podem se beneficiar de uma história com menos espaços
em branco para completar – ou até nenhum – caso os espaços em branco e os
cartões a distraiam dificultando a compreensão da história narrada. Se este for
o caso de sua criança, invista em livros personalizados
confeccionados por você com os interesses da criança, com texto simplificado e
ilustrações atraentes, para que você possa simplesmente contar a história com
animação e expressividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário