A aventura começa com o gato preparado
para atacar um bando de ratinhos que esta deliciando-se com um belo queijo. Mas
cuidado, o dado e que vai dizer o momento certo para que o ataque aconteça.
Participantes: 4 a 6
Componentes: 50 fichas queijo, um tampão (gato), um
tabuleiro queijo, 6 ratos e dois dados
Preparativos: Cada jogador recebe de 8 a 10 pedaços de queijo,
coloca seu ratinho sobre o circulo e o seguram pela ponta do rabinho.
Início do jogo: O gato joga 2 dados e se a soma sair 7 ou 11
ele ataca. O rato que for pego deve pagar ao gato 1 pedaço de queijo. Por sua
vez o gato pagará 1 queijo a cada rato que escapar. Se a soma não for 7 ou 11 o
gato pode fingir que vai atacar, e os ratos que caírem no truque pagam 1 queijo
ao gato. Os ratos também podem tentar enganar o gato e outros ratos. Se o gato
atacar quando não deve ele vai pagar 1 queijo para cada rato que não saiu do
tabuleiro. Mas se o gato errar e o rato fugiu de susto, houve empate e ninguém
pega queijo. A cada três jogadas de dados, troca o gato, que deve entregá-lo ao
jogador à sua esquerda, trocando pelo rato deste.
Fim de jogo: O jogo termina quando acabarem os pedaços de
queijo de um jogador, ganha quem tiver mais pedaços de queijo.
Variação: Pode também ser utilizado apenas um dado
(tendo como referência os números 3 ou 6), um dado de cor (primária e
secundárias) ou apenas a fala, em voz alta, da contagem 1, 2, 3! (ideal para
jogar com crianças pequenas)
Outros exemplos:
Materiais: Galão de 20 litros, rolhas de espumante, carpete,
barbante, placa eucatex, tampa metálica de requeijão, vinil auto-adesivo
colorido e papel cartão de divulgação (dados).
Outro exemplo:
Material : galão de 5 litros.
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