quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sugestão de jogo com sucatas: Pega o rato


Para se divertir  basta ter   vontade de brincar e imaginação.  E um papel da escola é fazer com que os pequenos tenham autonomia, e isso começa com a construção de seus próprios jogos e brincadeiras.

Objetivos:
Promover a interação social e afetiva entre as crianças;
Desenvolver a motricidade, a atenção, a percepção e o foco.

Dica esperta!
As regras podem ser adaptadas da forma que o professor e as crianças desejarem.


Sugestão:
Caso o professor esteja trabalhando outros animais com as crianças os desenhos podem ser trocados, por exemplo, o jogo da aranha e da mosca, ou do cachorro e do gato etc.

Incrementando:
Que tal, antes de jogar, contar uma história bem divertida sobre gatos e ratos para os pequenos, ou então, quem sabe mostrar um dos episódios da perseguição infantil mais antiga: ``Tom e Jerry``?


Materiais:  Caixa de papelão Color set Tampinhas de garrafa Prego E.V.A. Cola Barbante Galão de água vazio

Objetivo do jogo: Ser o último rato a permanecer no queijo sem ser capturado.
Modo de jogar: Posicione o queijo (papelão) no centro de uma mesa; coloque cada ratinho dentro do queijo, porém, com o rabo (barbante) esticado para fora do mesmo. Cada participante segurará na ponta do rabo do rato. O gato, que será um outro participante, jogará o dado, se cair a imagem do gato (galão de água), ele terá de agir para abocanhar todos os ratos de uma só vez, abaixando o galão sobre o queijo, mantendo-os presos dentro do galão; se cair o dado com nenhuma imagem, o gato não realiza nenhuma ação e os ratos permanecem parados. 

Regras: O rato que for capturado sai do jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário